-OPINIÃO

O grande mistério da economia de combustível.
cifraoExiste no mercado uma variedade de aparelhos, aditivos, “milagres” que prometem ajudar você com a economia de combustivel no seu carro. Quem tem um carro clássico ou picape antiga, especialmente aqueles equipados com motor V8, bem que gostaria de ter algum aparelho, aditivo ou sistema mágico para economizar combustível.

Na verdade, não existe mistério algum. A economia de combustível baseia-se em algumas coisas que você mesmo pode fazer, sem precisar comprar nenhum aparelho especial. Vamos ver algumas dessas coisas.

A manutenção do seu veículo é extremamente importante. No caso do motor, faça as trocas de óleo conforme as recomendações do fabricante e verifique regularmente o nível do óleo do motor. Se o nível está baixo, o motor terá que fazer mais força e, portanto, consumirá mais combustível.

Troque regularmente o filtro de ar. Um filtro sujo e bloqueado vai impedir o motor de “respirar” direito e, com isso, aumentará o consumo de combustível.

A pressão dos pneus é outro fator importante. Se a pressão estiver muito baixa, será preciso acelerar mais para o veículo andar. Mantenha a pressão conforme as redomendações do fabricante do veículo. A pressão excessiva fará os pneus gastarem mais depressa e de modo irregular.

O alinhamento da direção e o balanceamento correto das rodas também são importantes. O veículo precisa andar com o mínimo possível de esforço e a direção desalinhada ou as rodas fora de balanceamento exigem maior esforço do carro para se mover.

Por último, a economia de combustível também depende do seu modo de dirigir. Naturalmente, toda vez que você acelera está consumindo combustível e, se acelerar demais, vai consumir demais.
Pronto, acabou o mistério. Experimente seguir estes conselhos básicos e sua conta no posto de gasolina vai baixar sensivelmente.

Technorati Tags: picape antiga,pickup,pick-up,economia de combustível,pressão dos pneus,troca de óleo,filtro de ar,alinhamento de direção,balanceamento de rodas,modo de dirigir,carro clássico

*   *   *

Como está o mercado de veículos antigos e clássicos?
  Não sei muito sobre a economia e suas tendências atualmente, mas todo dia vejo e ouço notícias sobre desemprego, inadimplência, problemas no setor imobiliário, e assim por diante. Também não consigo me livrar das más notícias sobre a corrupção desenfreada que está corroendo o nosso país de dentro para fora.
1946_ChevroletTampouco tenho condição de avaliar com exatidão o modo como anda o mercado de picapes antigas e carros clássicos. Será que as pessoas estao comprando mais veículos clássicos, ou esse setor da economia também estaria sofrendo os efeitos da grande crise mundial? Não sei. O governo não colhe informações a respeito e não existe uma fonte segura em que possamos nos basear para saber se esse mercado está parado ou se está crescendo.
  No entanto, algumas coisas que acontecem atualmente são motivo de alegria para mim. Uma rápida visita ao site da eBay especializado em veículos (www.ebaymotors.com) mostra que tem muita gente dando lances em carros clássicos e picapes antigas, e alguns desses lances são simplesmente estonteantes. Faça uma visita a esse site e você vai ver gente dando lances de US$15.000, US$20.000, ou até mais, por veículos que alguns consideram imprestáveis. Se você tiver paciência para acompanhar esses leilões, vai ver que alguns itens são agressivamente disputados por muitos interessados.
  Nos Estados Unidos há uma empresa especializada em leilões de veículos clássicos, que se intitula “A maior empresa de leilões do mundo de carros para colecionadores”, e cujo nome é Barrett-Jackson. Pois bem, essa empresa não está parada. Pelo contrário, ela está em franca atividade, realizando leilões bastante concorridos no país inteiro.
  1946_Chevy_p_uHemmings é uma revista importantíssima no mercado de veículos clássicos nos Estados Unidos e também se considera “A maior do mundo” em veículos para colecionadores. Apesar da crise mundial, essa revista não viu reduzida a vasta coleção de picapes antigas e carros clássicos que são ali anunciados para venda. Na verdade, a seleção de veículos clássicos da Hemmings é quase interminável todos os meses, e acho que podemos considerar isso como um claro indício de que o mercado de picapes antigas e carros clássicos continua funcionando de modo absolutamente normal.
  Talvez eu esteja sendo otimista demais com o que vejo neste nicho do mercado, e algumas pessoas podem argumentar que há mais veículos clássicos sendo postos à venda, do que os que são realmente vendidos, e que os lances dados nos leilões online eram muito mais altos, antes da crise que estamos vivendo. Como eu disse acima, não sei.  Posso estar errado, mas tenho uma boa sensação quando vejo os elevados lances nos leilões, porque os carros clássicos e picapes antigas são considerados como um passatempo, e não uma necessidade. E, se as pessoas ainda dão lances elevados, talvez seja bom você segurar o seu veículo clássico, porque ele não é algo que você possa jogar fora ou deixar abandonado em um terreno baldio. Ele é valioso, e continuará sendo valioso e talvez até ganhando mais valor, seja qual for o estado da economia nacional.

*   *   *